Gastromiando no Restaurant Week ES

5 04 2012

Bom, um mes em casa ja, ja deu para colocar as ideias meio em ordem, bem nem tanto assim mas ja é um começo. Um dos meus “medos” ao voltar seria: será que a rotina vai ser tão interessante assim a ponto de escrever? Bueno, sorte que cheguei em uma boa época e criar minha noticia: Restaurant Week. O Restaurant week para quem não sabe é um evento promocional que começou em NY em 1992 onde ótimos restaurantes fazem a um preço acessível: entrada, prato principal e sobremesa. Aqui em vix os valores estavam R$29,00 almoço e R$39,00 jantar.

O bom da profissão é que se os amigos falarem que estou “oxtentando”comendo sempre em restaurantes “caros”, tenho a desculpa de que estou apenas fazendo pesquisa de mercado. La fui eu, com diferentes pessoas, conhecer e re-conhecer alguns poucos restaurantes da cidade. O poucos se deu apenas por meu bolso mesmo, nada recheado.

Ao ver o que vix ofereceu nessas datas, vi coisas legais, e outras desastrosas. Em uma nota referente ao ultimo restaurant week que aconteceu em 2011, o jornalista Mauricio Prates tentou dar a dica quanto aos desastrosos escrevendo algo do tipo no jornal: os restaurantes fazem um menu barato e acabam não enriquecendo os pratos nem os produtos, se é para participar, que participem direito. Parafraseando claro, mas a idéia foi essa mesmo. O tema sobremesa então, frutas da estação e/ou frutas com sorvete, etc…

Nem tudo se perdeu, muitas palmas para o restaurante Mexido que fez um bolo de cerveja preta com calda de chocolate branco. Confesso que quando pedi não me convenceu muito pelo nome, mas o bolo estava muito muito bom mesmo, Mexido, quero Bis e quero conhecer-lo fora do restaurante week também. Gostei da localização, ambiente, atendimento e comida estilo informal chic, recomendo. A entrada e o prato principal também estavam bons. Já outros foram bons e gostosos mas nada muito surprise não. O pude de banana da terra com ragout de cordeiro do restaurante O Mercador, também merece uma recomendação pois estava muito bom. Em um outro restaurante, pedi algo fora do menu do week e não tinha (???) já em um outro recém chegado a vix, proposta ótima, diferente, local 10, serviço… bom, se não conferisse a comanda no final, ia levar um cano de R$35,00. #Fail, e ainda quando cheguei em casa, escrevi reclamando e nada. Mas, voltaria pelo ambiente, alias voltaria em todos que fui.

Outro restaurante para o qual tiro o chapéu foi o Soeta. Este optei por não ir no week para conhecer o restaurante na integra e seu ambiente no dia a dia mesmo. Fui bem cedo, e desde a entrada fui envolvido pelo clima da casa. Ali não se via garçon com postura de”passa logo tempo”, e vi uma equipe muito bem estruturada e a altura do local. A Equipe de sala é comandada por Marly Farah, onde fala-se muito dos chefs mas a sincronia sala x cozinha, merece todo reconhecimento também.

Já cheguei pedindo o menu degustação, sem ao menos saber o que tinha, foi bem estilo o filme Ratatuille no final “surpreenda-me”. Na verdade ainda não sei se me surpreendeu ou não, mas sim que atendeu 100% minhas expectativas.

É muito nítida toda a influencia de vanguarda espanhola com o sabor bem moderno e contemporâneo brasileiro que temos. Os chefs Pablo Pavon e Barbara Verzola se conheceram no incomparável El Bulli (de Ferran Adria) e passaram por outras tantas casas estreladas e formadoras de conceitos.

Curti comer no Soeta tanto quanto no Casa Marcial**, no Alkimia*, no Can Roca***, apesar de serem comparações distintas,  mas com orgulho de ser da terra. Foram 16 tempos desde os muitos aperitivos ate os petit fours. Não vou postar fotos estimulando-o a conhecer o local e se surpreender, ou não, mas simplesmente curtir algo diferente.

Ações

Information

Deixe um comentário

